quarta-feira, dezembro 28, 2005

Sistema decimal

Ganhamos na véspera de Natal uma nova posição à esquerda no sistema de numeração mais difundido do mundo! Parabéns pra nós dois, Liebchen!!! Te amo!

---
Da Wikipedia

"O sistema decimal é um sistema de numeração posicional que se utiliza de 10 símbolos para representar grandezas (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 9), e por isto é chamado sistema base 10.

Alguns historiadores supõem que o sistema foi adotado pelo homem primitivo por compatibilidade com o número de dedos das mãos, artifício usado no princípio para contar as coisas do mundo, como seus bens, rebanho e dinheiro.

O sistema base 10 competiu, para se tornar o sistema padrão, durante uma fase longa da história da humanidade com o sistema de numeração base 60, cujos resquícios ainda são vistos no sistema de divisão do tempo, 1 minuto de sessenta segundos e 1 hora de sessenta minutos, e na trigonometria, onde o círculo é dividido em 360 graus (6x60).

O sistema baseado em 60 é interessante porque 60 é divisível por 2, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 15, 20 e 30, enquanto que 10 é divisível somente por 2 e 5. O maior número de divisores torna o sistema em base 60 muito mais prático para a divisão de grandezas (pesos, medidas, etc)."

----

Parece pouco encher as mãos, mas não é! Mas logo logo estamos mudando de sistema, se o hexadecimal é melhor como dizem, só nos resta esperar até os primeiros 60!

Mas por enquanto vamos usando os dedinhos dos pés, amando com calma...

Um comentário:

Anônimo disse...

UAU!!! muita teoria maravilhosa! adorei!
teoria que retrata a prática.
Demonstra nosso amor cada vez mais maduro, verdadeiro e puro.
Te amo muito e quero te ver em 360 graus, te sentir nos 60 segundos dos 60 minutos e chegar contigo no sistema base 60 juntos!
BEIJAAAAAAAAAAAAO