segunda-feira, abril 04, 2005

O papa brasileiro

ah, já ia me esquecendo. Ainda que nào seja um daqueles católicos fervorosos (fui na missa uma vez só em 2005, na Páscoa, e porque minha mãe insistiu bastante --e vocês não sabem como ela é persuasiva), tenho que lamentar a morte de João Paulo II e escrever um negocinho aqui para ele.

É fato que minha fé nos sacramentos da igreja não é muita, prefiro uma relação mais direta com Deus. De qualquer forma, não importam muito agora seus erros e os da igreja que comandou por 26 anos. JP II foi um homem de muitas qualidades. Mesmo conservador, se levantou contra a guerra em todas as oportunidades que teve. Mesmo condenando o divórcio, o aborto e tomando muitas medidas impopulares, correu mundo para popularizar ainda mais a sua fé, e conseguiu terminar sua vida com bem poucos inimigos.

Mas a maior qualidade de Karol Wojtyla para mim é uma coisa bem besta, na verdade. Orgulha-me muito o fato de que o papa falava português, e com sotaque brasileiro. Deve ser algo muito difícil para um polonês. E ele veio diversas vezes aqui. Claro que não iria se esquecer da maior nação católica do mundo, mas que isso deixa feliz meu lado ufanista (que não é pequeno), ah, deixa sim.

Um adeus bem brasileiro para o único papa que conheci. Deus o tenha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que ele foi pro céu?
E se o céu for um shopping center num país de 3o. mundo?
It's me, Lua, teasing u.