sexta-feira, julho 08, 2005

Puras frustrações

(De quem já planejou mais de vinte viagens diferentes pela Europa e nunca fez nenhuma delas.)

Quando eu era menor, tinha medo de fazer viagens longas porque temia que, quando eu voltasse, tudo estivesse diferente e, pior, sem lugar pra mim. É verdade que tudo é relativo: para quem fica, é como se nada mudasse, de tão gradual que isso acontece, embora, no final, tudo mude horrores; para quem vai, ir é sempre um dilema quando a vida está boa, e uma necessidade quando está ruim.

Que ninguém se engane, portanto, com relação às mudanças que a distância opera (ainda mais quando ela se alia ao tempo): elas são muitas.

Ainda assim, há pessoas, como eu, que possuem uma fome absurda de viajar, uma curiosidade com relação a tanto mundo que há por aí, que não se importam com a maior parte das mudanças para pior. Afinal, a vida é só uma, uma grande viagem, e a nostalgia, ainda que faça bem para a lembrança, costuma fazer mal para o futuro. Cada coisa a seu tempo, cada fase na sua hora. Porque sempre que a gente diz "está tão bom que não pode mudar", segundo a Lei de Murphy, vem a hora exata em que a coisa muda. Viver na felicidade implica estarmos sempre abertos a mudanças e vivermos cada fase na vida como única. Embora, é claro, certas coisas a gente queira para sempre (os grandes amores!)

Bem, sei que estou divagando demais hoje, na verdade só queria falar que é absurdo o número de amigos meus que se encontram na Europa, fiz uma contabilidade rápida pelo Orkut e pela memória. Há onze amigos meus morando em Paris (mais dois na França); cinco em Londres (mais dois na Inglaterra); na Espanha, quatro em Barcelona, dois em Madri; três na Itália; dois em Portugal; dois em Berlim, e mais seis espalhados pela Alemanha; um na Bégica, um na Dinamarca, um na Holanda, um na Suécia. Enfim, devo ter esquecido de algum, mas contei nada menos que 43 amigos morando só na Europa, isso sem contar as Austrálias e "Americas".

É bem como eu falo quando bate a tristeza, "só eu fico aqui". Mas, também, quando for, já vi que tenho muito lugar pra ficar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos 43 portas abertas para você, cara... Antes que por sua vez vc tb se torne uma porta aberta para alguém.
Mas por enquanto, eu te digo, você é a casa de todo mundo.

Anônimo disse...

"Você é a casa de todo mundo." Bonito isso. Como é bonito o seu texto.